Nossa História

Em Pernambuco

HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DE EMBAIXADORES DO REI

Para quem não é um profissional na área, é muito difícil e trabalhoso escrever fielmente a história dos ER's de Pernambuco, quando não dispomos de muitos documentos que relatam, por inteiro, os fatos que a fizeram..

Portanto, o que aqui será descrito é apenas um resumo histórico dos principais eventos juntamente com os nomes de todos os líderes Estaduais que coordenam até 1987.

Segundo depoimento do Pr. Linvingstone Cunha, que foi secretário-executivo da Junta da Convenção Batista em Pernambuco, a organização teve seu início em Pernambuco em meados de dezembro de 1948, na Igreja Batista do Feitosa

A organização nasceu com o nome de "Embaixada Pr. Eurico Nelson" e teve como conselheiro o, já falecido, Esmeraldo Santos e como primeiros membros os ER's o próprio Linvingstone de Oliveira Cunha (que tinha 11 anos de idade na época). Neemias de Oliveira Cunha, Osis Ferreira, Obedi Ferreira e o Hélio Lira.

Esta embaixada foi trazida para este estado e organizada na Igreja do Feitosa pela, então missionária Alberta Stuart da junta de Richmont e também, promovida pelo então, Pr. João Moreira. As suas reuniões se realizavam em todos os sábados a tarde.

Não temos o número exato de embaixadas organizadas daí por diante, nem sabemos se esta organizou alguma outra nos primeiros anos de sua existência. Porém, acredito que Igrejas como Concórdia, Capunga, Caruaru, Olinda, e adjacências no decorrer desses primeiros anos, também tinham promovido esta organização. Esta inexatidão já partiu do próprio Alvin Hatton em declaração contida na pág. 37 do livro: "Sempre Embaixador".

Em julho de 1952 recebemos a primeira visita promocional do Pastor Alvin Hatton que estava viajando por todo o Nordeste promovendo a organização. Pouco tempo depois ele relatou que neste ano, após esta primeira viajem, havia 30 Embaixadas no Brasil contando com as nossas.

Ele também aproveitou a ocasião para assistir a Convenção Nacional que estava aqui se realizando, onde cinco ER's da Igreja Batista do Feitosa foram reconhecidos no posto de Embaixadores que eu também nela trabalhavam com "office-boy" junto com outros ER's. Enquanto permanecem aqui participou também, de reuniões de 30 Embaixadas no Brasil contando com as nossas.

Nove anos após, exatamente em 29 de julho de 1957, organiza-se, na Primeira Igreja de Jaboatão, a "Embaixada Pr. Merval Rosa" que funciona até hoje. Ela teve com o seu 1ª Conselheiro o irmão Ismael de Oliveira Cunha.

Do ano de 1948 a 1957, não consta nos anais da então Convenção Batista Evangelizadora que existiu, em Pernambuco, um líder Estadual, por isto, o nosso 1ª Coordenador Estadual só surgiu, oficialmente, em 1958.

Em 1958, o irmão Sem. Sidney Viana Leite foi contratado, pela Diretora de Ed. Religiosa Cathry Smith, para ser, segundo os respectivos anais convencionais relatam, o primeiro Coordenador Estadual dos Embaixadores do Rei de Pernambuco. Ele, logo quando assumiu esta função, encontrou registrado nos arquivos do departamento a existência de 8 embaixadas com 96 Embaixadores matriculados em 1957 em todo o estado. Ele, durante sua gestão, procurou dinamizar o trabalho destas embaixadas que estavam funcionando com acampamentos e muitas outras atividades, como também, multiplicar o número de organizações no estado.

Em 1959, os anais convencionais não relatam que a Divisão de Embaixadores, funcionando com o Coordenador Sidney, porém afirma que em 1958, além das estatísticas de 1958, constatou que das 12 embaixadas registradas pelo Departamento de Ed. Religiosa, somente 7 estavam funcionando devidamente. Não obstante, neste ano (1959) estavam registradas 15 Embaixadas com 134 ER's matriculados como fruto de seu trabalho, Sidney Viana 1ª Coordenador estadual.

Em 1950 ate agosto de 1962 o seminarista Walter Batista, nomeado por Cathry Smith, substitui o Sidney Viana na Coordenação Estadual.

Ele, durante este período, fez 20 visitas promocionais, organizou 2 novas Embaixadas, dirigiu 3 reuniões para Conselheiros e também promoveu o 1ª Curso de Conselheiro por correspondência preparado pela própria Divisão de Embaixadores do Rei. Então, em agosto de 1962 ele deixou o cargo, e assumiu o seu lugar o Sem. Erivan Alves de Araújo.

De agosto de 1962 até fevereiro de 1968, Erivan Alves sucedeu Walter Batista. Ele durante sua gestão procurou dá continuidade ao trabalho de Walter vinha realizando assim, prosseguiu com o curso de Conselheiro por correspondência e realizou vários Conclaves com as Embaixadas da Capital obtendo um bom êxito na freqüência e participação.

Nota - Convém lembrar que no mês de setembro de 1961 até 1993, quando então foi transferido para o Rio de Janeiro, Edson Machado esteve no Recife como Coordenador Regional, Norte Nordeste, nomeado pelo o antigo DMAM - Divisão Masculina de Atividades Missionárias. Ele ajudou muito os Líderes Pernambucanos da época.

De fevereiro de 1964 até o início de julho de 1965, Thomaz Mungumba sucede o então lidere Erivan Alves. Este por sua vez, também se mobiliza muito, realizado Conclave entre Embaixadores do Rei e Mensageiras do Rei em 29 de junho.

Do início de Julho de 1965 até 1971(6 anos) três seminaristas lideraram os ER's alternadamente a saber: Pedro Jifilsan, Sinval dos Santos e por último, Luís Damascena. Eles três juntos com Jilton Morais, então Coordenador do Nordeste no lugar do Edson Machado pelo DMAM, realizaram os primeiros grandes eventos já vistos pelos ER's de Pernambuco, a saber: - O 9ª Acampamento Nacional dos Embaixadores do Rei que foi realizado no Sítio Silvânia nos períodos de 17 a 21 de julho de 1967 que teve como tema: "Firmando Propósito" e qual se tornou também título da letra do nosso hino oficial escrito, para este mesmo acampamento, por Edson Machado; - O 1ª Congresso Nacional dos ER's realizado nos dias 16 a 20 de 1968, no Colégio Batista do Rio de Janeiro, onde participaram cerca de 500 ER's Congressistas; - Caravanas ao 10ª e 11ª Acamamento Nacional, o 1ª em 1969 em Santa Catarina e o 2ª em Brasília em julho de 1970.

Em julho de 1971, o acampamento Nacional foi realizado ao Sítio do Sossego e Pernambuco foi representado somente por Jilton Morais.

De 1972 a 1980 (9 anos) o Trabalho de Divisão de Embaixadores estacionou um pouco, pois não há dela nenhum registro no Departamento de Educação Religiosa. Porém, durante este período surgiram algumas Embaixadas com ilustre e forte líder, a saber: "Embaixada Pr. Gomaliel Perruci" em 1973 com Gerson de Assis Perruci, de Conselheiro e posteriormente com Saul e Cláudio Geraldo de A. Seixas como seus líderes também. Foi dela que surgiu Moisés Peixoto como líder Estadual posteriormente; "Embaixada Merval Rosa" que já existia desde 1957 e que nesse período teve como grande líder, Dilton de Abreu e posteriormente José Sergio de Almeida; - "Embaixada José Viana de Paiva" (EMJO VIPA) que surgiu em 28 de fevereiro de 1974 com o senhor Irineu Lages, considerado atualmente como um grande líder e Conselheiro dos Conselheiros de Pernambuco. Ele organizou-a na Igreja Batista de Coqueiral.